Para a comunidade!

Centro Austríaco
NEL
Celin
AfroCuritiba

Informativos

Datas: 05 à 07 de novembro de 2025
 
O mês de novembro é reconhecido em todo o Brasil como o Mês da Consciência Negra, uma efeméride fundamental para refletirmos sobre a luta histórica da população negra contra o racismo e para a valorização de sua presença na constituição da sociedade brasileira. Mais do que um momento de celebração, trata-se de um tempo de denúncia, de memória e de afirmação política. É um convite a retomar vozes silenciadas pela historiografia oficial e a enfrentar a permanência de desigualdades raciais que marcam nossa realidade até hoje. É nesse espírito que o Núcleo de Estudos e Debates sobre os Intérpretes do Brasil (NEDIB) realizará, entre os dias 05 e 07 de novembro, o evento “Por uma história escrita por mãos negras”, que celebra os aniversários de dois pensadores fundamentais para a crítica anticolonial e antirracista: Clóvis Moura e Frantz Fanon. Ambos nos legaram ferramentas críticas que ajudam a compreender os mecanismos da dominação racial e da exploração social, ao mesmo tempo, em que abriram horizontes de emancipação.
A historiografia brasileira, desde suas origens, foi marcada pela exclusão sistemática das pessoas negras tanto como sujeitos históricos quanto como intérpretes da própria história. Suas vozes, experiências e perspectivas foram largamente marginalizadas no cânone histórico. A ausência de pessoas negras na produção historiográfica não é apenas um dado circunstancial, mas sim um reflexo do racismo estrutural que atravessa nossas instituições acadêmicas e culturais. Diante desse cenário, o Mês da Consciência Negra se torna ocasião privilegiada para tensionar essa ausência e propor uma reflexão crítica: que histórias são contadas e quem as escreve? A luta por uma história escrita por mãos negras é também a luta por uma memória coletiva mais justa e plural, que reconheça o protagonismo da população negra na construção do Brasil. O evento busca, assim, não apenas homenagear Clóvis Moura e Frantz Fanon, mas também abrir espaço para debates que renovem a produção historiográfica a partir de perspectivas negras, questionando os limites das narrativas tradicionais e propondo novas formas de interpretar o Brasil.
Programação:
 
05/11 quarta-feira
 
Mini-curso: “Da consciência racial à crítica da negritude”
Ministrante: Eduarda do Santos (Graduação/UFPR)
Local: Anfiteatro 400, 4º Andar, Ed. DPI
Horário: 15 a 16h30
 
 
Palestra de abertura com Marcello Felisberto Morais de Assunção (FACED/UFRGS)
Tema: “Intérpretes do Brasil, Pensamento Negro e as injustiças de Clio”
Local: Anfiteatro 400, 4º Andar, Ed. DPI
Horário: 17 a 19h
 
 
06/11 quinta-feira
 
Mini-curso:”Nossas vidas com nossas palavras: escritas negras pela libertação”
Ministrante: Matheus Firmino (Pós-Graduação/UFPR)
Local: Anfiteatro 100, 1º Andar, Ed. DPI
Horário: 15 a 16h30
 
 
Palestra de Amanda Crispim Ferreira (UNOPAR)
Tema: “Indisciplinando o texto histórico, Carolina Maria de Jesus como Intérprete do Brasil”
Lugar: Anfiteatro 100, 1ro Andar, Ed. DP I
Hora: 19 a 21h
 
 
07/11 sexta-feira
 
Mini-curso:”Música e Libertação: A Banda Cobiana Djazz e a emancipação da Guiné-Bissau”
Ministrante: Yanique Nanque (Pós-Graduação/UFPR)
Local: Anfiteatro 100, 1º Andar, Ed. DPI
Horário: 15 a 16h30

Mesa de encerramento com Fernanda Oliveira da Silva (UFRGS) e Noemi Santos da Silva (UFPR)
Tema: “Quilombos no pensamento social brasileiro”
Lugar: Anfiteatro 100, 1ro Andar, Ed. DP I
Hora: 17 a 19h
 
Os formulários de inscrição para os minicurso e palestras segue a continuação:

 

Minicursos: https://forms.gle/WhsXAtoEirNbHEPT6 

 
 
Mesa encerramento 07/11: https://forms.gle/3WsNHqBQsQKdFLZLA
 
Serão expedidos certificados de participação
Ler mais

Exposição comemorativa – Escolas, afetos e memórias
De 15 a 25 de outubro de 2025
Local: Setor de Educação – Campus Rebouças –
Sala do Centro de Educação Ambiental e Preservação do
Patrimônio – em frente ao Auditório Eny Caldeira

DIAS E HORÁRIOS DA EXPOSIÇÃO

15/10 18h30 – Abertura
16/10 9h – 11h30
13h30 – 16h30
19h – 20h30
17/10 9h – 11h30
13h30 – 16h30
20/10 9h – 11h30
13h30 – 16h30
21/10 9h – 11h30
13h30 – 16h30
22/10 9h – 11h30
13h30 – 16h30
23/10 9h – 11h30
13h30 – 16h30
25/10 9h – 11h30
Ler mais


Ler mais
Imagem padrão

Ocorrerão amanhã, 23 de outubro, as eleições da nova chefia do departamento de psicologia e também da nova Coordenação do curso de psicologia.

Poderão votar na eleição da chefia do departamento os servidores Docentes, Técnico-Administrativos do Departamento de Psicologia e os alunos regularmente matriculados no curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Para votar na eleição do DEPSI, clique aqui 

Já na eleição da nova coordenação do curso, terão direito ao voto os Professores do Departamento de Psicologia, Professores que ministram disciplinas do currículo mínimo do Curso de Psicologia em suas 02 últimas ofertas, Servidores Técnico-Administrativos lotados na Coordenação e Alunos regularmente matriculados no Curso de Graduação em Psicologia.

Para efetuar seu voto na eleição da nova coordenação, clique aqui 

Ler mais
Imagem padrão

Na próxima quinta-feira, 04 de setembro, ocorrerão 3 eleições distintas, relativas ao Programa de Pós-Graduação em História.
Serão eleitos os novos Coordenadores do PPGHIS, representantes discentes junto ao Colegiado do Programa e também representantes discentes junto à Comissão de Bolsas do PPGHIS.
O processo de consulta é facultativo, não obrigatório, podendo votar na eleição da nova coordenação os servidores Docentes, Técnico-Administrativos e os Alunos regularmente matriculados no Programa de Pós-Graduação em História. Já na eleição de representantes discentes só poderão votar os discentes regularmente matriculados no PPGHIS.

Para votar na eleição de Coordenador(a) e Vice-Coordenador(a) do Programa de Pós-Graduação em História basta clicar aqui.

Já para votar na eleição de Representante Discente junto ao Colegiado do Programa de Pós-Graduação em História, clicar aqui.

Se desejar votar na eleição de Representante Discente junto à Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em História, basta clicar aqui.

Ler mais

SCH em números

Clique nas cores para detalhes